Plano de Aula

Plano de Aula BNCC – Como fazer, principais elementos e modelos

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta um conjunto de habilidades e competências essenciais que os educandos devem desenvolver desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio.

Ela não é um currículo, mas sim um alicerce e um ponto de partida para que o professor elabore as suas aulas com vista à formação integral do aluno. Isso vale para o ensino público e privado.

Se você é professor, com certeza sabe da importância de fazer um bom plano de aula. Para que ele contemple os aspectos principais da Base, é preciso elaborá-lo com antecedência e vamos te ajudar nesse processo. Continue a leitura para aprender a criar um plano de sucesso e receber mais informações sobre esse assunto.

Importância de um plano de aula alinhado à BNCC

O plano de aula é um documento feito pelo professor com tudo que ele deseja desenvolver na aula. Ele serve para orientar a prática docente – como se fosse um roteiro – com base em uma temática que será apresentada para os alunos. Com isso, a aula será mais organizada e o professor poderá avançar o seu cronograma escolar com eficiência.

No entanto, cabe destacar que não basta apenas escolher um conteúdo e elaborar uma aula em cima disso. É preciso alinhar o plano de aula com o contexto de vida dos estudantes. Essa contextualização é prevista na BNCC, pois é levando em conta a realidade dos educandos e o tempo histórico que o processo de ensino e aprendizagem será significativo.

A BNCC também defende uma educação voltada para a formação integral do aluno. Assim, ele será capaz de agir no mundo, exercer a sua cidadania, ser responsável e resiliente, ser capaz de aprender a aprender e desenvolverá outras características importantes para a vida que estão incluídas nas dimensões física, intelectual, social, afetiva, moral, ética e simbólica.

Logo, o plano de aula deve englobar mais do que conteúdos soltos. Nessa lógica, ele deve articular saberes seguindo a BNCC, que determina habilidades e competências para cada etapa do ensino.

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Conheça a BNCC

Antes de fazer um plano de aula alinhado à BNCC, é preciso conhecer esse documento. A Base é comum a toda instituição educacional brasileira e está dividida em três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio.

Cada etapa tem características próprias, então o plano de aula deve ser feito seguindo as especificidades de cada uma. Confira um resumo abaixo.

Educação Infantil

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças possam aprender e se desenvolver:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se.

Campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Existem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada campo de experiências, que está dividido em três grupos por faixa etária: bebês (0-1a6m), crianças bem pequenas (1a7m-3a11m) e crianças pequenas (4a-5a11m).

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é dividido em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano).

Áreas do conhecimento e componentes curriculares

As áreas do conhecimento são mais amplas e dentro delas estão incluídos os componentes curriculares:

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;
  • Matemática: Matemática;
  • Ciências da Natureza: Ciências;
  • Ciências Humanas: História e Geografia;
  • Ensino Religioso: Ensino Religioso.

Ensino Médio

Áreas do conhecimento e componentes curriculares

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os componentes curriculares obrigatórios definidos pela BNCC são Língua Portuguesa e Matemática.

Habilidades e competências na BNCC

Dentro de cada área e componente curricular existem competências específicas para serem desenvolvidas no decorrer da etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Para que isso ocorra, a BNCC define várias habilidades, que representam as aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes.

Principais elementos de um plano de aula

O plano de aula pode ser elaborado de diversas formas, o que varia de instituição para instituição, ou até mesmo de professor para professor. Em geral, ele deve englobar alguns elementos básicos, que são: tema, objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação.

Também existem outros aspectos que deixam o plano mais completo. De qualquer forma, prepare uma aula de acordo com a etapa de ensino em que você trabalha (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

  1. Data e duração

Antes de tudo, defina o dia da aula e em quanto tempo a proposta será executada.

  1. Tema

Escolha uma temática para ser trabalhada. Ela precisa ser relevante e contribuir para a formação dos educandos.

O tema é uma frase curta e simples, então use a criatividade. Ele pode ser escrito depois que você elaborar o seu plano de aula, pois assim você terá mais ideias sobre o assunto.

  1. Área do conhecimento

Com alicerce na temática que você deseja discutir, pense nas áreas do conhecimento envolvidas e os componentes curriculares que serão abordados. Leia a BNCC para selecionar os melhores assuntos.

  1. Objetivos

Delimite os objetivos da sua aula, ou seja, o que você espera que os alunos aprendam e o propósito desse momento.

A BNCC apresenta objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil e competências e habilidades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

  1. Recursos didáticos

São os materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz, até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia.

  1. Metodologia

A metodologia é o resumo da aula, como se fosse um passo a passo de tudo que deve ser feito durante um certo período utilizando os recursos didáticos, com o propósito de alcançar os objetivos delimitados.

  1. Avaliação

A avaliação é o que o professor espera de uma aula e é, também, um modo de mensurar o progresso de cada aluno. Em geral, ela é um processo contínuo e sem o objetivo de promoção ou classificação (o que define a avaliação na Educação Infantil).

Como fazer um plano de aula a partir da BNCC

Agora que você viu como funciona a BNCC, está na hora de aprender a fazer um plano de aula, mas lembre-se que não existe uma padronização, a leitura da Base é primordial e todo plano deve ser adequado para o contexto.

Para isso, será necessário pensar em dois aspectos: quem é o seu público e em qual etapa da Educação Básica ele está. Pense bem ao escolher os conteúdos e a forma que eles serão passados, pois eles devem estar adequados para o seu público, o que envolve a linguagem utilizada.

Por exemplo, um documentário extenso pode ser cansativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mesmo que o assunto esteja de acordo com o previsto, assim como determinados jogos são muito difíceis para a Educação Infantil. Sendo assim, tudo precisa ser adaptado.

Com os dois modelos abaixo você irá conseguir montar o seu plano de aula com facilidade. Defina os assuntos que você irá discutir com a turma e, com base nisso, procure as habilidades e competências na BNCC nas áreas ou nos componentes curriculares envolvidos.

No caso de um planejamento para a Educação Infantil, você precisa buscar os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a partir da temática.


Modelo para a Educação Infantil

Tema:

Duração:

Faixa etária:

Campos de experiência:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Metodologia:

Recursos didáticos:

Avaliação:


Exemplo

Tema: Conhecendo os números

Duração: (…)

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Campo de experiência:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Metodologia: (…)

Recursos didáticos: (…)

Avaliação: (…)


Modelo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio

Tema:

Duração:

Turma/série/ano:

Áreas do conhecimento:

Competências e habilidades:

Metodologia:

Recursos didáticos:

Avaliação:

Exemplo

Tema: Explorando a energia elétrica

Duração: (…)

Turma/série/ano: (…)

Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competências e habilidades:

  1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

Metodologia: (…)

Recursos didáticos: (…)

Avaliação: (…)

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Conclusão

Você viu que a BNCC é um documento oficial que vale para todas as etapas da Educação Básica e tem o intuito de nortear a construção curricular e as propostas pedagógicas, tanto de instituições públicas quanto de particulares.

Desse modo, os professores precisam fazer um plano de aula alinhado à BNCC para que os estudantes possam aprender e desenvolver habilidades e competências essenciais para a vida.

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