Atividades Escolares

Projeto A água

Confira nesta postagem o “Projeto A água” de ciências, para trabalhar com alunos das series iniciais.

Objetivos

Veja ainda: Atividades de Ciências Cadeia Alimentar

Temas transversais

Material a ser utilizado

Projeto A água – Procedimentos

Primeira etapa

Sensibilização:

Segunda etapa

Terceira etapa

Realize as seguintes experiências, provocando mudanças no estado da água:

1 – Envolva um cubo de gelo em uma toalha de papel. Coloque-o em um saco plástico. Infle o saco plástico e feche-o bem. Peça aos alunos que anotem dia a dia como o vapor d’água se condensa no interior do saco. Depois, diga para colocá-lo no congelador durante um dia e examinar o conteúdo.

2- Coloque dois cubos de gelo em dois copos plásticos. Cubra um dos copos com um prato. Deixe os dois copos em uma janela durante vários dias. Peça aos alunos que descrevam o que acontece.

A água em estado liquido pode transformar-se em água no estado sólido e água no estado gasoso. Escreva as suas observações.

Numa cartolina escreva as palavras: “sólido”, “líqüido” e “gasoso”. Peça aos alunos que dêem exemplos das formas encontradas de cada um desses estados.

Quarta etapa

Experiência do terrário: encha parcialmente um aquário com terra, pedras, plantas pequenas e outros objetos reunidos pelos alunos. A base deverá estar inclinada de modo a formar uma depressão, na qual se põe um recipiente de plástico com água para representar um lago ou um tanque. Cubra a montagem com um vidro e coloque-a em lugar quente. Para “chover” no terrário, disponha uma bandeja de gelo na parte superior do vidro.

Quinta etapa

Desenhe ou recorte fotografias e ilustrações nas quais se vejam água, nuvens e terra; indique nelas o ciclo da água. Cole essas fotografias em folhas de cartolina. Inicie uma discussão sobre as tentativas do homem para mudar o ciclo da água. Fale das tentativas modernas de provocar chuvas bombardeando as nuvens com produtos químicos, lançados por aviões ou foguetes.

Aproveitar o trabalho para programar uma Feira de Ciências.

Trabalho interdisciplinar “Projeto A água”

Matemática: utilização da água para trabalhar com as medidas de capacidade.
História: estudo das eras geológicas.
Português: interpretação de músicas que falam sobre a Água; ampliação do vocabulário, produção de textos.
Informática: pesquisa na internet.

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