Projetos Educativos

Projeto A água

Confira nesta postagem o “Projeto A água” de ciências, para trabalhar com alunos das series iniciais.

• Calcular a porção da superfície terrestre que está coberta de água.
  • Comparar mapas e globos terrestres para dimensionar a quantidade de água que existe na Terra.
  • Conscientizar e valorizar o uso desse recurso, através de dicas, debates sobre economia de água e a problemática do desperdício.
  • Observar e descrever o ciclo da água; identificar as passagens dos estados físicos da água.

Veja ainda: Atividades de Ciências Cadeia Alimentar

Temas transversais

• Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
  • Saúde: Participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.
  • Meio ambiente: Conservação do meio ambiente. Poluição. Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida.
  • Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

• Um globo terrestre, mapa do Brasil, mapa do seu estado e da sua cidade.
  • Imagens de lugares da natureza onde existe água.
  • Recortes de jornais (coleta de material atualizado – textos).
  • Para as experiências: cubos de gelo, dois copos plásticos duros, água, toalhas de papel, sacos de papel, sacos plásticos, um prato.
  • Materiais para um terrário (aquário de vidro com tampa, terra, pedrinhas, plantas, água, recipiente de plástico), revistas usadas, cola, tesoura, envelopes.
  • Cartolinas e canetas (produção de cartazes).
  • Pesquisa na internet.

Projeto A água – Procedimentos

Primeira etapa

Sensibilização:

• dos pais, por meio de textos informativos e maior interação com a escola;
  • dos alunos, através de pesquisas sobre a problemática ambiental nos dias de hoje relacionada à poluição e ao desperdício na exploração e consumo dos recursos naturais.

Segunda etapa

• Realize a reprodução dos continentes usando o globo terrestre para verificar a proporção entre água e terra: cubra os continentes com papel fino, tracem os contornos e recorte. Espalhe os recortes sobre as áreas do globo cobertas de água e mostre os resultados.
  • Faça comparação entre a quantidade de água dos mares, rios e lagos.
    Utilize as figuras pesquisadas para fazer um mural de lugares de água salgada e água doce.
  • Comparar o mapa do Brasil com o tamanho do nosso planeta, comparar o mapa do estado com o resto do Brasil.

Terceira etapa

Realize as seguintes experiências, provocando mudanças no estado da água:

1 – Envolva um cubo de gelo em uma toalha de papel. Coloque-o em um saco plástico. Infle o saco plástico e feche-o bem. Peça aos alunos que anotem dia a dia como o vapor d’água se condensa no interior do saco. Depois, diga para colocá-lo no congelador durante um dia e examinar o conteúdo.

2- Coloque dois cubos de gelo em dois copos plásticos. Cubra um dos copos com um prato. Deixe os dois copos em uma janela durante vários dias. Peça aos alunos que descrevam o que acontece.

A água em estado liquido pode transformar-se em água no estado sólido e água no estado gasoso. Escreva as suas observações.

Numa cartolina escreva as palavras: “sólido”, “líqüido” e “gasoso”. Peça aos alunos que dêem exemplos das formas encontradas de cada um desses estados.

Quarta etapa

Experiência do terrário: encha parcialmente um aquário com terra, pedras, plantas pequenas e outros objetos reunidos pelos alunos. A base deverá estar inclinada de modo a formar uma depressão, na qual se põe um recipiente de plástico com água para representar um lago ou um tanque. Cubra a montagem com um vidro e coloque-a em lugar quente. Para “chover” no terrário, disponha uma bandeja de gelo na parte superior do vidro.

Quinta etapa

Desenhe ou recorte fotografias e ilustrações nas quais se vejam água, nuvens e terra; indique nelas o ciclo da água. Cole essas fotografias em folhas de cartolina. Inicie uma discussão sobre as tentativas do homem para mudar o ciclo da água. Fale das tentativas modernas de provocar chuvas bombardeando as nuvens com produtos químicos, lançados por aviões ou foguetes.

Aproveitar o trabalho para programar uma Feira de Ciências.

Trabalho interdisciplinar “Projeto A água”

Matemática: utilização da água para trabalhar com as medidas de capacidade.
História: estudo das eras geológicas.
Português: interpretação de músicas que falam sobre a Água; ampliação do vocabulário, produção de textos.
Informática: pesquisa na internet.

One Comment