Atividades Escolares

Projeto Seres Vivos de Ciências

Confira nesta postagem uma sugestão de Projeto Seres Vivos de Ciências, para trabalhar com alunos das series iniciais.

O objetivo deste projeto de ciências sobre os seres vivos é:

Temas transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.

Saúde: Participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene dos alimentos.

Meio ambiente: Conservação do meio ambiente.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Veja ainda: Atividades para Feira de Ciências

Projeto Seres Vivos de Ciências

Para este projeto de ciências sobre os seres vivos, vamos precisa dos seguintes materiais:

Confira o passo a passo do projeto:

Primeira etapa: Sensibilização

De acordo com a vivência dos alunos, questionar:

Segunda etapa

Terceira etapa

Recomendamos também: Projeto Tratamento da Água

Trabalho interdisciplinar

História: Conhecer os tipos de alimentos que vieram de outros países, como foram trazidos, sua história.

Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços, quilo etc.

Português: Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto. Fazer um cartaz e colar as partes da planta para uma visualização mais significativa.

Informática: Pesquisa na Internet.

Música: Trabalhar várias músicas que falam sobre os seres vivos.

Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade ou estragados.