1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, Atividades de Ciências

Atividades para Feira de Ciências

Confira nesta postagem algumas sugestões de Atividades para trabalhar Feira de Ciências com alunos do 1, 2, 3, 4 e 5 ano do ensino fundamental.

Veja também: Atividades de Ciências Cadeia Alimentar

Atividades para Feira de Ciências

Atividades sobre Feira de Ciências

(2º ano do novo Ensino Fundamental)

Dividir a classe em cinco grupos e distribuir um tema para cada um deles.

  1. O tato
  2. O paladar
  3. O olfato
  4. A visão
  5. A audição

Orientar os alunos num trabalho de pesquisa em jornais e revistas, previamente escolhidos pela professora, para que sejam lidos, de forma compartilhada, pequenos trechos. Depois, pedir que recortem figuras relacionadas com o tema, que deverão fazer parte de um ou mais cartazes feitos por cada um dos grupos. Nos cartazes, além das colagens e/ou desenhos, devem constar pequenos textos que expliquem o assunto.
Esses textos podem ser retirados do livro do aluno.

Preparar, com os alunos, experiências, em que se utilizem os sentidos, para serem realizadas com as pessoas que forem visitar a exposição dos trabalhos.

__

(3º ano do novo Ensino Fundamental)

Conteúdo: alimentação (tipos de alimentos, cuidados com os alimentos e com a água que bebemos).

Objetivos: aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado, com ênfase na importância de uma alimentação balanceada; estimular o trabalho em grupo e a pesquisa; criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto “alimentação” e estimular a criatividade deles, nas aulas de Arte, explorando o tema escolhido. Apresentar o material do projeto na Feira de Ciências.

Atividades sugeridas

Dividir a classe em quatro grupos e distribuir um tema para cada um deles.

1. Alimentos de origem animal
2. Alimentos de origem vegetal
3. Alimentos de origem mineral: a água e o sal
4. Alimentos naturais e alimentos industrializados

Orientar os alunos num trabalho de pesquisa em jornais e revistas, previamente escolhidos pela professora. Pedir para que leiam pequenos trechos e recortem figuras relacionadas com o tema, que, depois de selecionadas, deverão compor o cartaz que eles criaram.

Distribuir 20 fichas de cartolina branca (8 cm x 5 cm) para que cada grupo desenhe, com muito capricho, um jogo de memória referente ao assunto tratado.

Nas aulas de Matemática, criar problemas cujo tema se relacione com o preparo e o consumo de alimentos.

Reservar o dia anterior à Feira de Ciências para confeccionar uma receita de bolo, biscoitos e/ou sanduíches, de acordo com a disponibilidade da escola, para que sejam apresentados e degustados na feira, acompanhados das respectivas receitas, copiadas pelos alunos do grupo.

__

(4º ano do novo Ensino Fundamental)

Atividades sobre Feira de Ciências
Projeto Tratamento da Água

Conteúdo: a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos.

Objetivos:

aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado enfatizando a importância da preservação dos mananciais. Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa, criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto. Estimular a criatividade deles, nas aulas de Arte, explorando o tema escolhido. Apresentar o material do projeto na Feira de Ciências.

Atividades sugeridas

Dividir a classe em grupos e distribuir os temas.

1. A água potável
2. A água das nascentes, dos rios e das cachoeiras.
3. A poluição da água do mar
4. O saneamento básico

Discutir os temas com os alunos e encaminhá-los para um trabalho de pesquisa na internet. Pedir, também, que façam pesquisas em jornais e revistas e selecionem os artigos e as fotos relacionadas com o tema para a confecção de cartazes. Solicitar ainda que selecionem algumas das melhores fotos para a criação dos quebra-cabeças.

Para o fechamento do trabalho, escreva com a classe um texto coletivo com as principais ações para a preservação da qualidade da água de nosso planeta. E depois, criar outro texto coletivo alertando para os perigos dessa omissão. Esses dois textos deverão ser copiados em cartolina, ilustrados com desenhos dos alunos e ficar em exposição em lugar de destaque.

Esses trabalhos podem culminar com a apresentação, na feira, de poesias, músicas ou jograis relacionados com o tema.

__

(5º ano do novo Ensino Fundamental)

Conteúdo: as conseqüências da agressão dos homens à natureza.

Objetivos:

aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema abordado, enfatizando a importância da preservação da natureza. Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa orientada na internet. Criar situações para que percebam a utilidade dos conceitos matemáticos relacionados com o assunto e estimular a criatividade deles nas aulas de Arte, explorando o tema escolhido. Envolver os alunos com o compromisso da preservação da natureza, descobrindo com eles ações que possam ser postas em prática, imediatamente, por todos. Apresentar o material produzido na Feira de Ciências.

Atividades sugeridas

Dividir a classe em grupos e distribuir os temas.

1. Os perigos dos agrotóxicos e das monoculturas.
2. A devastação das florestas
3. A poluição do ar nos centros urbanos
4. Perigos da poluição sonora.

Discuta os temas com os alunos e os encaminhe para um trabalho de pesquisa na internet. Pedir, também, que façam pesquisas em jornais e revistas e separem os artigos e as fotos relacionadas com o tema para a elaboração de cartazes.

Para o fechamento do trabalho, prepare com a classe um texto coletivo com as principais ações para a preservação da qualidade da vida em nosso planeta. Produza um outro texto coletivo alertando para os perigos dessa omissão. Esses dois textos deverão ser copiados em cartolina, ilustrados com desenhos dos alunos e ficar em exposição na feira
em lugar de destaque.

Sugerimos também uma pesquisa de campo para observar os arredores da escola com o objetivo de anotar, gravar ou fotografar abusos contra o meio ambiente.

Por exemplo:

lixo jogado em terrenos baldios ou nas calçadas, bueiros entupidos, emissão de gases poluentes pelas indústrias ou pelo tráfego muito intenso de automóveis, ônibus e caminhões, ruídos exagerados, queimadas, pichações, entre outros.

Concluir este trabalho com um texto coletivo para denunciar esses abusos e sugerir possíveis soluções.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *