Projetos Educativos

Projeto Tratamento da Água

Confira nesta postagem o Projeto interdisciplinar chamado “Tratamento da Água”, para trabalhar com alunos das series iniciais.

• Identificar as características da água.
  • Vivenciar o processo de filtração da água.
  • Reconhecer a importância do tratamento da água para o consumo da população.
  • Conscientizar a valorização desse recurso, através de dicas sobre economia da água e a problemática do desperdício e da poluição.

Temas transversais

Ética: diálogo, respeito à natureza, solidariedade.

Saúde: desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene; vida coletiva: participação ativa na conservação do ambiente.

Meio ambiente: as principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que se vive; conservação e valorização da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida; poluição ambiental; as diferenças entre ambientes preservados e degradados.

Pluralidade Cultural: Relações de amizade, habitações e organizações espaciais de diferentes sociedades. Diferentes formas de interação com o ambiente. Diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas; cidadania. Direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

Para a experiência:

• uma garrafa plástica transparente,
  • algodão,
  • um funil,
  •  areia fina,
  • areia grossa,
  • cascalho fino,
  • cascalho grosso,
  • água barrenta (água misturada com barro)
  • filtro de papel,
  • recipiente de vidro.
  • Cartolinas e canetas (produção de cartazes).
  • Pesquisa na internet: imagens de represas ou barragens.
  • Recortes de jornais (coleta de material atualizado – textos).

Projeto Tratamento da Água: Procedimentos

Primeira etapa:

Sensibilização – Realizar debates sobre:

• De onde costumamos pegar água para beber?
  • Onde podemos encontrar água na natureza?
  • Será que toda água é própria para beber? Por quê?
  • Como a água chega às nossas residências?

Leitura de textos atuais sobre a água pesquisados pelos alunos.

Segunda etapa

Observar as gravuras das pesquisas sobre as represas ou barragens:
Se a água dessas fotos for usada pelas pessoas, o que vocês acham que pode acontecer?

Elas são limpas?

Cole essas fotografias em folhas de cartolina.

Terceira etapa

Dividir a classe em grupos de três alunos. Cada grupo irá fazer a seguinte experiência:

Corte a garrafa plástica ao meio deixando-a como um filtro e coloque os materiais na seguinte ordem: filtro de papel, algodão, areia fina, areia grossa, cascalho fino e cascalho grosso. Apóie o filtro no recipiente de vidro.
Depois despeje a água barrenta no funil e observem como ficou a água depois que passou pelo filtro.

Por que isso aconteceu? A água pode ser bebida? Por quê?

Confeccionar cartazes com ilustrações sobre a experiência.

Trabalho interdisciplinar

Artes: Pintura e colagens de cartazes informativos e de campanhas de conscientização dos problemas relacionados à água.

Geografia: Maquete de uma Estação de Tratamento da Água.

Matemática: Trabalhe comparando a quantidade de água que é tratada e o número de habitantes de uma região.

Português: Pesquise em dicionários de palavras sobre a água: potável, contaminada, represa etc. Leitura e produção de textos atuais de jornais, revistas.

História: Visita à Estação de Tratamento e a sua história.