Atividades Educativas

Atividades de Consciência Fonológica

Confira nesta poetagem algumas sugestões de Atividades de Consciência Fonológica, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

(No final do artigo vou te deixar uma dica extra MARAVILHOSA)

O que é Consciência Fonológica?

Consciência Fonológica é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala. Por outras palavras, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas (sons).

A marca dos três anos de idade representa um ponto importante no desenvolvimento da linguagem. É até esta idade que as crianças desenvolvem a capacidade de discriminação auditiva, ou seja, é a capacidade de distinguir os diferentes sons do ambiente e da fala. É a partir dessa idade que as crianças começam a ser capaz de fazer jogos de rimas, de produzir palavras novas ou inventadas, de dividir e de juntar sílabas. As crianças começam então a aceder à capacidade de consciência fonológica ou consciência dos sons da fala.

consciência fonológica é uma capacidade metalinguística, que se refere à consciência de que a linguagem falada pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.

A consciência fonológica envolve a capacidade de identificação, de manipulação, de combinação, de isolamento e segmentação os segmentos fonológicos da língua.

Antes que as crianças possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, devem entender que aqueles sons se associam às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Para aqueles que já sabem ler e escrever, esta compreensão parece básica, quase automática. Pesquisas fidedignas revelam que a noção de linguagem falada é composta de sequências desses pequenos sons, e não surge de forma natural ou fácil nos seres humanos.

A consciência fonológica divide-se em dois níveis muito complexos: a consciência silábica e a consciência fonémica, sendo esta a ordem de trabalho durante a aquisição da leitura e escrita.

As etapas de aquisição da consciência fonologia dependem das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo da criança, e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita.

Atividades de Consciência Fonológica – Para imprimir

Confira algumas atividades de Consciência Fonológica, prontas para imprimir.

DICA (Bônus) – LEIA

Seu filho ou aluno não consegue avançar na leitura e escrita? Não consegue converter as letras escritas em sons que a correspondem? Ou o contrário: não consegue converter os sons em grafemas que os correspondem? Então esse material é para você, mãe, pai ou profissional da área.

Não sabe por onde começar a estimular seu filho ou aluno na alfabetização? Então você está no lugar certo!

A habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras.

Quando o seu filho ou aluno conseguir distinguir os sons individuais que ouve, ele poderá relacioná-los à representação visual, seja uma letra ou uma palavra. Portanto, ao invés de lhe ensinar os nomes das letras do alfabeto, é melhor ensinar os sons de cada uma.

Atividades abordadas no material:

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica, sendo eles:

• – Apostila Noção de palavras(capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
  • – Apostila Noção de rima(capacidade de identificar rimas);
  • – Apostila Aliteração(capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
  • – Apostila Consciência Silábica(capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
  • – Apostila Consciência Fonêmica(Capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra);

E NÃO É SÓ ISSO…

HOJE! Você terá a oportunidade única de adquirir todo o conteúdo do KIT CORUJINHA FONOLÓGICA com um SUPER DESCONTO e um maravilhoso BÔNUS EXCLUSIVO:

• – O JOGO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: São mais de 40 fichas com atividades para trabalhar letras, sílabas e palavras.