Atividades de Matemática

Atividades de Matemática 3 ano

A melhor seleção de Atividades de Matemática 3 ano do ensino fundamental, para trabalhar em sala de aula ou como tarefa para casa. Excelente recurso para auxiliar todos os pais e professores.

Muitas crianças e adolescentes podem e têm o direito de viver em um ambiente escolar criativo, justo, enriquecedor. Para isso é preciso entender que a ação pedagógica deve tornar a aprendizagem prazerosa e ativa, onde o diálogo deve fazer parte dessa prática.

Alunos e professores encontram dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática, as quais são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento “adquirido”, ou seja, não obtém muito sucesso (MATOS, 2001, p. 18).

Uma vez que a matemática faz parte da vida do aluno a partir das séries iniciais, percebe-se que muitas dificuldades que ele traz em relação a essa disciplina mais tarde poderão ser trabalhadas de forma efetiva, através do diálogo e da reflexão sobre essas dificuldades, podendo ser um ponto de partida para saná-las.

E foi pensando em tudo isso e em maneiras de facilitar o dia a dia do professor, que nos do ATIVIDADES ESCOLARES, selecionamos estas super dicas, sugestões e modelos de atividades de matemática 3 ano prontas para imprimir.

Recomendamos também:

Atividades de Matemática 3 ano para imprimir

Probleminhas de matemática para 3 ano

1 – O pastor tinha 1360 ovelhas, 483 carneiros e 759 cordeiros no seu rebanho. No mês passado vendeu 434 animais. Quantos animais tem agora o rebanho?

2 – a) – O Paulo viajou num comboio com 3 carruagens. Cada carruagem leva 247 passageiros. Quando saiu da estação o comboio estava lotado. Na 1ª estação saíram 59 passageiros e não entrou nenhum. Quantos passageiros seguiram viagem?

– b) b) Na 2ª estação saíram 128 passageiros e entraram 87. Quantos passageiros seguiram no comboio?

6 dicas para ensinar matemática para as crianças

1.  Use a diversão
  2.  Estimule o gosto das crianças pelos números
  3. Métodos originais e criativos
  4. Se apoie nas atividades diárias
  5. Implemente a prática com exemplos do dia a dia
  6. E por ultimo, mas não menos importante (Seja paciente)

Apostila de Atividades de Matemática 3 ano

Este eixo envolverá atividades com medidas de grandezas como o tempo, comprimento, capacidade, massa, superfície, etc e também com equivalência entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

Desde pequenas, as crianças se interessam pelas medições, sejam elas convencionais ou não. Utilizando réguas, fitas métricas, trena, palmos, passos, palitos ou caixinhas, os pequenos aprendem que medir é comparar o que se escolheu como unidade com aquilo que se quer medir.

Atividades de Matemática 3 ano – Avaliação Diagnóstica

Nesta sequencia de atividades de matemática você vai encontrar os seguintes exercícios:

• No sítio da D. Benta, Pedrinho e Emília colheram flores para preparar lindos buquês. Você sabe quantas unidades de flores eles colheram?
  • Pedro tem vinte e cinco figurinhas coladas em seu álbum. Faça um X no quadrinho que mostra o número de figurinhas do álbum de Pedro.
  • Gabriel, Eliabe, Thiago e Alex são vizinhos e amigos inseparáveis. Um vento forte derrubou a plaquinha com o número da casa de Alex. Seguindo uma sequência, qual é o número da casa de Alex?
  • Rômulo e sua turma estavam brincando de pique esconde. Rômulo estava contando e esperando seus amigos se esconderem. De repente ele esqueceu qual é o número que vem depois do 109 e seus amigos também não sabiam! Será que você é capaz de responder? Ajude Rômulo e seus amigos marcando a resposta certa!
  • Na biblioteca da escola, existe uma estante com 3 dezenas de livros de poesia. Acontecerá um festival de poesias na escola e a diretora resolveu comprar mais 10 livros. Quantos livros de poesia terá na biblioteca?
  • Com relação ao valor posicional, quanto vale o algarismo 2 no numeral 263?
  • Ruan saiu de casa com 18 bolinhas de gude e quando voltou percebeu que tinha somente 7 bolinhas. Quantas bolinhas de gude ele perdeu?
  • Em uma semana, a Sala de Leitura da escola recebeu 4 caixas com 5 livros. Quantos livros foram recebidos?
  • Tenho 18 flores. Quero colocar 6 flores em cada vaso. Como ela colocará 6 flores em cada vaso, precisará formar quantos grupos?
  • Paulo adora pintar em tela! A tela de Paulo tem o formato de qual figura geométrica?
  • Veja esse tambor de brinquedo. Ele tem forma de um cilindro. A B C D Descubra qual é o molde deste cilindro.
  • O dia de João é muito corrido. Todos os dias ele acorda bem cedinho para ir ao trabalho e a noite vai para academia. Qual caminho ele deverá seguir para ir ao trabalho?
  • A seta na reta numérica abaixo, mostra onde está o ponteiro da balança. Quantos quilogramas a balança está marcando?
  • Ana ganhou 3 peixinhos para se juntar com o que ela já tinha no seu aquário novo e já deu até nome para eles. Qual deles tem o maior comprimento?

Não deixe de conferir: Atividades para 3º ano de Matemática.

Avaliação Diagnóstica em PDF

Para facilitar para vocês vamos disponibilizar todas as atividades de matemática 3 ano do ensino fundamental (Avaliação diagnostica) mostrada acima, para download gratuito em PDF.

Para ter acesso ao material confira o link a seguir:

____________________