Atividades de Português, Fichas de Leitura

Fichas de Leitura

As Fichas de Leitura são excelentes recursos para o acompanhamento do desenvolvimento da leitura dos alunos, e nesta postagem selecionamos algumas Fichas de Leitura com frases, prontas para imprimir e disponíveis para download em PDF.

O objetivo destas fichas são:

• Despertar o gosto pela leitura;
  • Criar o hábito da leitura;
  • Desenvolver a criatividade e a expressividade;
  • Formar se como pequeno leitor.
  • Aumentar o vocabulário.
  • Desenvolver a oralidade.

Fichas de Leitura para 1 ano

Clique na imagem para ampliar.

Para 1 e 2 ano – Para imprimir

Material elaborado pela maravilhosa professora Eleúzia do blog (http://varaldeatividades.blogspot.com/).

Fichas de Leitura para baixar

Para fazer o download do material clique nos links abaixo.

Importância da Leitura

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.

A leitura também pode ser uma opção para as férias, pois é uma ótima técnica para memorização de conteúdos. Assim, o aluno continua em contato com a escola, mesmo não indo às aulas.

O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

One Comment