Projetos Educativos

Projeto Leitura de Fábulas

Confira nesta postagem algumas dicas, ideias e um modelo pronto para o seu Projeto Leitura de Fábulas para series iniciais.

Excelente recurso educativo para trabalhar com as crianças. Trata-se de um trabalho interdisciplinar: Música, Artes, Educação Física e outras.

O Projeto Leitura de Fábulas, tem os seguintes objetivos:

  • Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte;
  • Construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas do sentido, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);
  • Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;
  • Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.

E também trabalha com os seguintes temas transversais:

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.

Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas.
Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Línguas: dialetos, variantes e variação linguística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais. Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias.

Projeto Leitura de Fábulas

Esta gostando até aqui? Então vamos lá!! Confira a lista de materiais que você vai precisar neste projeto:

  • Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
  • Livros de fábulas
  • folhas para o desenho.

Pensando sempre em maneiras de facilitar para vocês, vamos compartilhar algumas Fábulas para imprimir (16 fichas para imprimir):

Eles podem ser usados para estudo das características da fábula, roda de leitura, discussão sobre a moral, estudo de texto, confecção de um livrinho, ilustração dos textos…

Para imprimir

Confira algumas Fábulas Infantis de Esopo para imprimir:

PARA AMPLIAR, CLIQUE NA IMAGEM!


Passo a passo e procedimentos

Vamos para o passo a passo e procedimentos do Projeto Leitura de Fábulas?

Primeira etapa:

Sensibilização

Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.

Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.

Segunda etapa

Momentos de hora do conto vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.

Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.

O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.

Terceira etapa

Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.

Observação: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *