Projetos Educativos

Projeto de História nossa escola

Confira nesta postagem o Projeto de História nossa escola para trabalhar com alunos das series iniciais,

Objetivos

• Observar e registrar informações dos elementos encontrados no quarteirão da escola.
  • Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.
  • Conhecer a história da escola e as pessoas que pertencem à instituição.

Projeto de História nossa escola

Temas transversais:

Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.

Meio ambiente: Conhecimento e comparação da natureza da paisagem local de outros lugares, e a observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola. As diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação do quarteirão.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Veja também: Projeto Dia das Mães História.

Material a ser utilizado

• Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete etc.
  • Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes. Caderno ou papel e lápis para anotações.
  • História do nome da rua e/ou da escola.

Procedimentos

Primeira etapa

Sensibilização. Proponha um debate sobre:

• Como os alunos vêm para a escola.
  • O meio de transporte que utilizam, no trajeto. Qual?
  • O que eles observam no trajeto quando vêm à escola.
  • Como deveria ser a rua da escola antigamente.

Segunda etapa

Organize o passeio pelo quarteirão da escola. Cada criança deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, sinais e serviços públicos foram encontrados.

Peça-lhes para lerem a placa do nome da rua. Vocês sabem o que significa este nome? E o nome da Escola? Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes? Peça-lhes também para verificarem se há sinais de trânsito: semáforos, placas, faixa para pedestres. Existem telefones públicos? Meios de transporte? Ao chegarem à escola, converse sobre o que eles viram, o que mais gostaram e o que não gostaram. Registre as conclusões das observações na lousa e peça-lhes que escrevam no caderno.

Terceira etapa

• Separe a classe em grupos e distribua, para cada um, cartolina, sucatas, fita-crepe, cola e canetinhas. Peça que cada grupo faça uma maquete representando a rua da escola. Nesta deverá ser localizado o lugar onde fica a escola e colada uma caixinha para identificá-la.
  • Através dos registros feitos no caderno, peça que o aluno localize e escreva o nome da rua da escola. Depois, completar com sucatas as outras construções observadas, como casas, prédios, lojas, bancos, sinais de trânsito, ou desenhá-las com canetinhas.

Quarta etapa

Faça uma pesquisa sobre “O nome da rua da minha escola” e fotos antigas do local.

Sugira uma redação coletiva sobre a pesquisa. Cada aluno irá ler o que pesquisou. Faça um texto das pesquisas com eles.

Organize a apresentação do cartaz com a redação coletiva sobre a pesquisa “O nome da rua da minha escola”, com as fotos encontradas.

Sugira um tema: se essa rua fosse minha, por exemplo.

Aproveite o trabalho para programar uma “Exposição de Maquete” representando a rua da escola.

Trabalho interdisciplinar:

• Artes: elaboração da maquete com sucatas e do mural.
  • História: evolução das modificações através do tempo, história do nome da rua.
  • Português: leitura e produção de textos da pesquisa e da redação coletiva.
  • Ciências: campanha de preservação e conservação do quarteirão da escola.