Projetos Educativos

Projeto de História Os bandeirantes

Selecionamos nesta postagem um “Projeto de História Os bandeirantes” para trabalhar com alunos das series iniciais.

Objetivos

• Reconhecer a importância dos colonizadores para a expansão do nosso território e para a descoberta de riquezas.
  • Identificar como decorreram as entradas e bandeiras.
  • Compreender a classificação das expedições de acordo com a sua finalidade principal: bandeiras de caça ao índio, bandeiras do ouro e bandeiras de sertanismo de contrato.
  • Identificar os costumes e as tradições, a forma de sociedade e de cultura dos bandeirantes portugueses.
  • Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na época das bandeiras.

Confira também: Projeto de História nossa escola.

Projeto de História Os bandeirantes

Material a ser utilizado

• Recortes de fotos e textos e de revistas e jornais sobre os bandeirantes.
  • Cartolinas,
  • canetas,
  • papel,
  • cola
  • tesoura para os cartazes.
  • Pesquisa em grupo sobre as bandeiras de caça ao índio, do ouro e de sertanismo de contrato.
  • Cartaz do mapa das Bandeiras.

Temas transversais

• Ética: Respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade.
  • Saúde: Vida coletiva dos índios.
  • Meio ambiente: Sociedade e meio ambiente da época. Preservação dos costumes da época.
  • Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas.
    Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Primeira etapa: Formulação dos Problemas

Desperte o interesse dos alunos através dos seguintes comentários:

• Desde a época da colonização do Brasil, os portugueses viviam ao longo de uma estreita faixa no litoral. Com o passar do tempo, os colonizadores penetraram mais para o interior do nosso território, com o objetivo de explorar o sertão brasileiro.
  • Qual era a finalidade dessas expedições?
  • De onde elas partiam e em que direção seguiam?
  • Como os bandeirantes ficavam anos e anos viajando e como eles faziam para sobreviver?

Organize uma pesquisa sobre os bandeirantes: a forma de sociedade e cultura desse povo português e sua participação na formação da sociedade brasileira.

Auxilie os alunos a identificar a diferença entre entradas, bandeiras e monções.

Segunda etapa do Projeto de História Os bandeirantes

Para conhecer melhor a vida dos bandeirantes, divida a classe em três grupos. Peça para cada grupo fazer uma pesquisa sobre uma bandeira com textos, fotos e principais bandeirantes.

1º grupo: bandeiras de caça ao índio.

2º grupo: bandeiras do ouro.

3º grupo: bandeiras de sertanismo de contrato.

Terceira etapa

Explore com cada grupo o material pesquisado e trazido para a classe. Peça para eles fazerem cartazes com textos e fotos.

Sugira que observem roupas, instrumentos agrícolas e armas usadas pelos bandeirantes para abrir caminho na mata e fazer plantações.

Peça para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.

Guarde os materiais para a exposição.

Quarta etapa

Peça para os alunos elaborarem resumos sobre as pesquisas para a exposição e confeccionarem mapas com as demarcações dos caminhos percorridos pelos bandeirantes. Eles poderão também dramatizar uma história sobre os bandeirantes.

Quinta etapa

Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características de cada uma das expedições.

Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição sobre “Bandeirantes” e apresentá-la para a escola.

Integração (Sugestões de Atividades)

• Artes: Cartazes e mapas. Dramatização de uma peça teatral sobre os bandeirantes.
  • Geografia: Elaboração de mapas.
  • Matemática: Trabalhar com a linha do tempo informando a época de cada expedição.
  • Português: Leitura e produção de textos pesquisados.
  • Ciências: Doenças causadas pelo contágio dos bandeirantes nas matas.